Aprenda agora a fazer um sorteio sensacional no Instagram!

Tempo de leitura: 10 minutos

Para conseguir ter sucesso nas redes sociais é preciso saber como criar e engajar a sua audiência. Além de postar conteúdo relevante e interagir com os seguidores, uma boa forma de conquista é oferecer prêmios e presentes aos seus participantes — e um exemplo disso é a realização de um sorteio no Instagram.

Com o intenso aumento da concorrência, é sempre fundamental encontrar formas de atrair seu público e enriquecer o valor da sua marca. Tendo tantas maneiras de estar em evidência, os usuários têm a tendência de preferir coisas que geram alguma vantagem em troca.

Seguindo essa linha de raciocínio, uma premiação gera movimentação na sua página. As pessoas seguirão as suas instruções e o seu perfil contará com mais visibilidade que o habitual. Além disso, está é uma excelente form de ganhar ainda mais seguidores no Instagram. No entanto, é necessário ficar de olho em algumas regras e boas práticas. Veja sugestões nos tópicos abaixo que facilitam o desenvolvimento de um bom sorteio no Instagram!

Como fazer sorteio no Instagram?

Para fazer um sorteio de sucesso e que realmente ofereça resultados reais para o seu negócio é preciso atentar-se para fatores essenciais. Listamos abaixo um passo de como fazer um sorteio no Instagram. Confira:

1. Escolha o prêmio para o sorteio

O primeiro passo é entender que uma premiação é um investimento. Quanto mais desejável for o presente oferecido, maiores serão as chances de obter sucesso com a ação. Por isso, ofereça um ótimo prêmio, por meio de uma parceria com outra marca ou algum produto ou serviço vendido na sua própria loja.

É legal que ele estabeleça uma relação direta com a sua área de negócios, pois assim é fácil atingir seu público-alvo. Por exemplo, se você vende utensílios àqueles que produzem cupcakes, possibilite um curso com um chef renomado ou um kit de produtos, entre outras opções. Mas pense em tornar a participação dos seguidores algo irresistível.

Desta forma, é bastante valioso compreender o que costuma ser um fator de motivação para eles desejarem entrar em um sorteio no Instagram. Estude o perfil dessas pessoas, quais são seus desejos, hábitos e desenvolva uma estratégia totalmente direcionada ao seu êxito.

2. Defina os critérios para o sorteio

Depois que você escolher qual será o prêmio, é necessário definir os critérios para a participação dos usuários. Note que muitos deles possibilitam uma grande visibilidade na sua página, mas não se baseie só nisso na hora de monitorar seu sucesso. É interessante que os gestores saibam o que são métricas de vaidade e procurem não se prender a elas. Veja os mais usados a seguir.

Seguir o perfil

Formato mais utilizado, principalmente se o objetivo é conquistar seguidores. Isso permite o aumento da audiência da sua marca, possibilita o crescimento do número de usuários tendo contato com seu conteúdo e também maior alcance nas campanhas e ações de marketing que serão desenvolvidas. Desta forma, você garante uma melhora no seu patrimônio digital.

Curtir a postagem

Válido para impulsionar a postagem da promoção ou outra mais importante da página. Talvez não traga benefícios em médio e longo prazo, mas permite visualizar rapidamente o engajamento do seu sorteio no Instagram. Além disso, a quantidade de curtidas aumenta as chances de o post aparecer como recomendação para os amigos dos participantes.

Utilizar hashtags nas fotos

As Hashtags são importantes meios de divulgação. Por ser uma ferramenta dedicada a ranquear assuntos, essa é a melhor forma de encontrar conteúdo específico. Se possível, crie uma hashtag relacionada a sua marca e que seja de fácil memorização. É um método para que os amigos dos participantes fiquem sabendo da ação e também se interessem por ela.

Marcar amigos

Quando o sorteio pede para marcar amigos, isso possibilita um aumento nas visualizações da postagem. É interessante sugerir que as pessoas marquem um número específico de amigos ou que o participante marque quantos quiser. A cada marcação, o alcance do seu post multiplica, o que traz ótimos benefícios para a presença online da sua marca.

Dependendo do seu objetivo, defina como fazer o sorteio no Instagram, usando um ou vários critérios ao mesmo tempo.

4. Defina o objetivo do sorteio

Até agora você percebeu que um sorteio no Instagram é um ótimo método que as empresas encontram para atingir uma meta. Aumentar o número de seguidores, valorizar o conteúdo da marca, vender ou promover de algum produto, entre outras. No entanto, tal objetivo precisa ser definido e fazer parte de uma estratégia consistente de marketing.

Ela possibilita que os profissionais tenham um bom planejamento das ações e aprendam a lidar com métricas. Lembra que falamos delas anteriormente? Então, as que não são de vaidade servem na medição de seus alcances e, por meio desses números, seu departamento faz uma análise do que é preciso melhorar para estar cada vez mais próximo do sucesso.

Por isso, sempre tenha um propósito, pois ele ajuda a trabalhar com foco no que é proposto. Vale lembrar que essa ação é um investimento e, como tal dispõe de criatividade e tempo, em certos casos requer um orçamento também. Contudo, seja determinado em suas escolhas.

5. Defina as regras para o sorteio

É possível estabelecer regras muito claras de como fazer um sorteio no Instagram sem ter dores de cabeça e frustrações. O indicado é criar um passo a passo simples para a participação, de acordo com os critérios escolhidos na postagem da promoção.

É importante dividir o texto do post com outros colaboradores e entender a opinião de diferentes pessoas — isso possibilita averiguar se está tudo dentro dos conformes antes da sua publicação.

Certos profissionais preferem que o sorteio seja realizado em períodos sazonais ou em datas comemorativas, porque são tempos em que muitas promoções estão ocorrendo. Porém, a empresa decide se vale a pena.

Outra questão é definir a data da realização e da divulgação do vencedor. Se desejar, informe na mesma ocasião de que maneira o prêmio será entregue. Isso pode ser especialmente útil no caso de premiações em forma de serviços, pois elas precisam de suas devidas especificações e de um agendamento prévio.

Como realizar o sorteio?

Existem ferramentas gratuitas especializadas nessa estratégia. Alguns exemplos são os sites SorteouSorteador e o Random. Há os que optem por garantir a transparência ao fazê-lo em uma transmissão ao vivo via Stories. Mas fica a cargo da marca decidir se é interessante ou não.

Há também o Sorteiogram, que é um aplicativo especializado nesse serviço com foco no Instagram. Seu uso é bastante prático e requer poucos dados dos usuários antes da realização.

Um detalhe muito importante é: como o Instagram é usado pelo mundo inteiro, não esqueça de definir, caso necessário, a localidade de quem pode participar. Isso evita que alguém de outro país ganhe e você não tenha condições de arcar com as despesas internacionais para envio do prêmio.

1. Escolha a foto do sorteio

Como será um sorteio no Instagram, é preciso que o profissional de criação elabore uma arte exclusiva. É importante trabalhar com imagens de alta definição e elementos visuais que dialoguem com a personalidade dos seus seguidores. Nela deverá conter a imagem do prêmio e um texto de apoio para chamar a atenção no feed dos usuários que acompanham sua marca.

2. Faça a divulgação do sorteio

Depois que todas essas etapas forem concluídas, chegará o momento de divulgar seu sorteio no Instagram. É necessário propagá-lo em outras redes sociais que sua empresa tiver, resultando em uma maior movimentação. Contudo, poste em horários estratégicos e sempre analise os resultados na intenção de melhorar o alcance para que mais usuários possam participar.

Existem alguns recursos digitais que facilitam o processo, como a ferramenta Adwords. Esse é um serviço pago, porém é possível delimitar um valor, informar quando será o final da campanha e também preencher os campos que definem as pessoas que ainda não são suas seguidoras e você deseja atingir. O Google Ads e o Facebook Ads também são boas escolhas, caso seja do seu interesse.

3. Certifique-se da legitimidade do sorteio

Não quer gerar dúvidas em relação à legitimidade do sorteio no Instagram da sua marca? Uma forma de certificar isso é tornando o método de seleção dos ganhadores mais aberto para quem quiser acompanhá-lo. Afinal, não é assim que os sorteios da loteria são transmitidos ao vivo na televisão?

Então, faça algo semelhante com a sua premiação. Usando um aplicativo que captura a tela, do computador ou do celular, você grava o momento enquanto usa os sites que foram recomendados.

Essa estratégia vai agregar valor, porque o público perceberá as suas intenções de manter um processo transparente em todas as etapas. Lembre-se de incluir nessa transmissão a checagem de que os vencedores preencheram todos os requisitos necessários, como seguir o perfil e curtir o post.

Além disso, certifique-se de ter um regulamento acessível e fácil de entender. Parece um exagero essas simples ações, mas tal recurso ajuda a sua empresa a se proteger contra possíveis problemas capazes de prejudicar sua imagem.

4. Formalize a realização do sorteio

Agora que você sabe como fazer sorteio no Instagram, é preciso estar atento às formalidades que envolvem o tema. Isso porque não é possível realizar um concurso nas redes sociais. No caso da campanha, é necessário obter um registro — por meio do pagamento de taxa — da Caixa Econômica Federal.

No entanto, não se trata de algo instantâneo. O processo leva, em média, 45 dias para ficar pronto. Portanto, é primordial saber organizar tudo. Afinal, planejamento é a chave do sucesso de qualquer estratégia de marketing, certo? Certifique-se de encaixar a sua ação completamente às normas propostas e não ter problemas depois.

Como você percebeu, fazer um sorteio no Instagram não é complicado, porém requer alguns cuidados. Com um bom planejamento para a sua estratégia de marketing e estando dentro das regularidades, sua empresa pode beneficiar os seus seguidores com essa premiação e permitir que sua marca tenha um bom engajamento nas redes sociais. Ademais, sempre lide com a criatividade e busque outras maneiras de conquistar a atenção do seu público.

Gostou do nosso artigo? Para não perder nenhum dos conteúdos que postamos, curta nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado sobre marketing. Agradecemos pela sua visita e esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *