Vender pelo Facebook dá certo? Confira 5 dicas essenciais!

Reading time: 6 minutes

Que o Facebook é a rede social mais popular do mundo, você provavelmente já sabe. Bilhões de pessoas acessam esse aplicativo diariamente, das mais diversas e remotas partes do mundo. Ele é líder de engajamento no Brasil, mesmo após inúmeras notícias polêmicas envolvendo seu CEO, Mark Zuckerberg.

                Para os empreendedores, toda e qualquer oportunidade de impulsionar suas vendas é válida. No Facebook, não poderia ser diferente. Inclusive, tem gente acessando a plataforma exclusivamente para os negócios e obtendo grandes lucros com isso, ainda que não simpatize com a rede social ou seu criador.

                Há, ainda, quem venda somente na plataforma, sem ter loja física ou em outro website. Com os recursos disponibilizados para as FanPages, a título de exemplo, é super viável efetuar negociações de sucesso constantes. Elas garantem uma renda extra e até mesmo a renda principal de diversos usuários.

                Portanto, vender pelo Facebook dá certo e vale a pena o esforço. Contudo, é preciso fazer do jeito correto para que seu empenho resulte em boas vendas. Para isso, elaboramos alguns tópicos que ajudarão você a aprimorar suas atividades comerciais dentro do aplicativo. Confira a seguir!

5 dicas para vender mais e melhor através do Facebook

                Convenhamos que fazer uma postagem de qualquer maneira e esperar que ela gere retorno é algo bem pouco provável, certo? Precisamos nos empenhar em alguns aspectos para vender pelo Facebook do jeito certo. Por isso, acompanhe algumas dicas essenciais.

#1. Priorize conteúdos visuais

                Mostrar a foto do que você está vendendo é fundamental. Se ela for atraente e bem produzida, aí sim a chance de sucesso é ainda maior.

                Não podemos negar que o ser humano é atraído por aspectos visuais e com o conteúdo de redes sociais isso é ainda mais evidente. A imagem chama nossa atenção e, inclusive, ocasiona compras por impulso devido ao interesse repentino naquele item.

                É mais ou menos como aquelas situações em que passamos por uma vitrine e vemos um item bonito, bem apresentado e com um preço atrativo. Compramos, muitas vezes, sem ao menos precisar daquele artigo ou sem ter saído de casa com a ideia de adquiri-lo.

                Então, avalie bem as fotografias e imagens que postar. Elas precisam ter boa qualidade e terão um impacto maior do que legendas e grandes textos.

#2. Não faça postagens entediantes

                Os “textões” do Facebook já são motivos de piada e desdém há um bom tempo. Não seja a pessoa que enche a timeline dos seguidores com postagens longas e entediantes.

                Aposte em postagens dinâmicas, objetivas e descontraídas. Divulgar seus produtos e novidades é importantíssimo, mas a maneira como você vai fazer isso é que determinará a atenção que você receberá do público.

                Esteja sempre atento aos assuntos do momento, inclusive memes e ocasiões especiais. Isso pode agregar muito conteúdo e valor para seus posts, tornando-os mais compartilháveis.

#3. Invista em vídeos e lives

                Como todos bem sabemos, assim como o Facebook, o Youtube também se tornou um fenômenos dentre as redes sociais. Vídeos são fáceis de consumir e atraem diversas pessoas. A audiência de alguns canais online superam a da mídia tradicional, até mesmo de canais abertos na televisão.

                No Facebook e Instagram, eles estão cada vez mais presentes também. Posts com vídeos, lives (transmissões ao vivo) e a ferramenta stories são exemplos disso.

                Faça testes e veja se seu público-alvo também se interessa por vídeos. Esse tipo de formato pode ser utilizado para impulsionar as vendas, basta soltar a imaginação e deixar a sua criatividade fluir.

#4. Faça enquetes e concursos

                O público adora se sentir ouvido e valorizado. Concursos e enquetes são ótimas estratégias para isso. Explore a competitividade natural do ser humano a seu favor, desde de que forma leve e bem equilibrada.

                Quer um exemplo? As primeiras 10 pessoas que curtirem seu post recebem um brinde ou 10% de desconto na suas compras. Legal, não é mesmo? E essa é apenas uma dentre outras tantas possibilidades que você pode fazer uso no dia a dia.

#5. Impulsione posts estratégicos

                Posts patrocinados (Facebook Ads) custam muito menos do que você imagina. Com apenas R$ 10 por dia e, muitas vezes, menos que isso, é possível fazer com que suas postagens cheguem à mais pessoas e com um perfil personalizado por você.

                Você tem meios para escolher a localização, a faixa etária, o gênero e outros diversos detalhes sobre os perfis que receberão seu anúncio. Vale a pena considerar essa alternativa, dependendo da sua verba para marketing e divulgação.

                Então é isso, galera! Encerramos assim a publicação de hoje e aguardamos você no Facebook Exclusivo. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *