Dicas sobre como vender no Marketplace

Reading time: 6 minutes

                O Facebook Marketplace é um espaço de transações comerciais que funciona inserido na própria rede social. Ele favorece a compra e venda de produtos e serviços entre os usuários do Facebook que estão próximos, evitando a necessidade de altos custos com frete.

                Embora a rede social conecte os interessados nas negociações, ela não irá cobrar por esse papel de mediadora. Desta forma, o Facebook se coloca como concorrente direto de aplicativos como o OLX.

                Essa iniciativa, segundo a empresa, visa oferecer mais um benefício aos seus usuários. Quer conhecer mais a respeito? Acompanhe a seguir.

Facebook Marketplace x Grupos de Compra e Venda: entenda a diferença

                Lançado no início do ano de 2018, o Marketplace do Facebook permite que usuários anunciem e adquiram itens de seu interesse na plataforma, diretamente de seus dispositivos móveis. O pagamento e entrega é totalmente acordado entre os envolvidos na negociação.

                Esse método lembra muito os Grupos de Compra e Venda que já estavam ativos na rede social. No entanto, algumas diferenças são percebidas.

                Enquanto nos grupos, as pessoas faziam sua inscrição para participar, o Marketplace permite que os anúncios sejam entregues para usuários próximos, com base no seu GPS e outros dados coletados pela plataforma. Além disso, ainda existem ferramentas de busca para facilitar o acesso aos itens de interesse.

Controle dos anúncios

                No momento em que o Marketplace foi lançado no país sede do Facebook, os Estados Unidos, muitas publicações ofensivas ou inadequadas foram realizadas. Algumas pessoas tentaram vender animais, serviços sexuais, produtos falsificados, drogas e armas ilegais.

                Tendo em vista um controle maior do anúncios, a rede investiu em um sistema de moderação. Os conteúdos impróprios podem ainda ser denunciados pelos próprios usuários, para evitar posts abusivos aos termos acordados ou fora dos preceitos da lei.

Como ter acesso ao Marketplace e realizar suas buscas

                Na sua página inicial do Facebook, procure na barra lateral pelo link para o Marketplace. Tendo acesso à essa área, automaticamente as ofertas nas suas proximidades serão apresentadas e já divididas em categorias.

                Caso queira fazer uma pesquisa mais direcionada, observe os filtros disponíveis na tela. Eles fazem referência à sua localização, permitindo a mudança do alcance. Também há possibilidade de delimitação de preço mínimo e máximo desejado.  

                Ainda há subcategorias em cada um dos tipos de produtos oferecidos. Assim, podemos navegar dentro de um tema e encontrar itens específicos.

Como anunciar e vender no Marketplace

                Para criar seu próprio anúncio, você precisa clicar na opção “Vender”. Então deverão ser inclusas informações sobre o nome do produto, categoria, descrição, valor a ser cobrado e local de retirada.

                Após, insira fotografias que ilustrem a oferta. Para ter uma boa repercussão, não esqueça de caprichar nessas imagens. Não faça uso de fotos sem nitidez, mal iluminadas ou que desvalorizem o produto em questão.

                Por fim, basta finalizar o procedimento clicando na opção “Publicar”. Assim, seu anúncio ficará ativo e poderá ser visualizado pela comunidade.

Dicas para vender mais e melhor

                Assim como em outros aplicativos de compra e venda, é preciso ter foco para atrair seu público. Faça um título curto e objetivo, detalhando especificidades somente na descrição dos itens que você colocar para negociação.

                Já na descrição, também é preciso capricho. Coloque todos os dados essenciais para evitar que alguns curiosos entrem em contato com você para fazer perguntas sobre os detalhes não esclarecidos. Perceba como esse tipo de cuidado pode otimizar seu tempo e esforço.

                Escreva utilizando frases curtas e bem pontuadas. Cuidado com os erros de gramática e de pontuação. Você precisa facilitar a leitura e o entendimento ao máximo. Assim, também estará conquistando a confiança de seus clientes.

                Por último, mas não menos importante: preste um atendimento ágil e de qualidade. Quando um potencial cliente entrar em contato com você, seja cortês e solícito. Não deixe a pessoa esperando por muito tempo ou ela pode acabar desistindo e trocando a sua oferta por outra.

                Outra dica, é manter o cliente nos seus contatos via Facebook ou WhatsApp. Se a sua intenção é fazer futuras negociações de sucesso, vale a pena investir na fidelização. Só tome cuidado para manter uma postura profissional, que passe segurança e credibilidade, ok?

                Quer mais dicas sobre como vender no Marketplace do Facebook, bem como de outras alternativas rentáveis para o seu empreendimento? Então, fique de olho nas novidades no nosso site. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *