Anúncios no Facebook: top 10 dúvidas de quem está começando

Reading time: 6 minutes

O Facebook alcançou a incrível marca de 2 bilhões de usuários ativos em sua comunidade virtual. Isso faz dessa rede social a maior do mundo e uma das mais relevantes da história. Dada sua importância, ela acabou sendo utilizada também para realizar negócios.

                Empresas que almejam um relacionamento mais humano e próximo de seu público-alvo, veem no Facebook uma ferramenta estratégica. O alcance orgânico do aplicativo é imenso. Contudo, investir em anúncios pagos também tem se tornado cada vez mais vantajoso.

                Se você quer entender um pouco mais sobre como funciona o Facebook Ads, veio ao lugar certo. Hoje vamos bater um papo para esclarecer as 10 dúvidas mais frequentes entre as pessoas que estão começando a utilizar anúncios pagos no Facebook. Vamos nessa?

1. Como são chamados os anúncios no Facebook?

                Parece algo clichê, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como chamar os anúncios pagos no Facebook. E, na verdade, isso é muito natural tendo em vistas as inúmeras formas como eles podem ser reconhecidos.

                Dentre as mais utilizadas, estão: posts patrocinados, posts impulsionados, posts promovidos, anúncios pagos e Facebook Ads.

2. Como reconhecer se estou visualizando um anúncio?

                Eventualmente, nos deparamos com publicações inusitadas ao rolarmos a tela do celular na timeline do Facebook. Porém, para ter certeza se algum post é pago ou não, basta procurar pela palavra “patrocinado” abaixo do nome da página de origem.

3. Qualquer pessoa pode anunciar no Facebook?

                Não. Perfis convencionais ou grupos não podem anunciar no Facebook. Essa ferramenta é restrita à páginas (FanPages). Por isso é tão importante criar a sua.

4. Qual a diferença entre um anúncio pago e uma publicação normal?

                Além do investimento, tendo em vista que os anúncios pagos demandarão de um orçamento e gerenciamento específicos, ainda há outras diferenças. A publicação usual, sem patrocínio, não tem o mesmo alcance do Facebook Ads.

                Além disso, o post pago também tem um direcionamento personalizável e muito mais amplo. O alcance orgânico é válido, mas nem se compara com a entrega que os anúncios proporcionam.

5. O que é e como funciona o Gerenciador de Negócios?

                O Gerenciador de Negócios é uma plataforma que ajuda os usuários a administrar sua(s) página(s) e os anúncios. Ter uma conta nesse sistema é praticamente um requisito básico para quem tem mais de uma FanPage.

                Por contar com uma interface mais profissional, voltada especificamente para empresas e seus negócios, o Gerenciador otimiza suas ações dentro do Facebook. E o melhor de tudo: sem cobrar nada a mais por isso.

                Para criar uma conta no Gerenciador de Negócios você precisa acessar o endereço www.business.facebook.com. O passo a passo é bem intuitivo, iniciando no canto superior direito da tela. Alguns campos com informações obrigatórias serão preenchidos e pronto! É só começar a usar.

6. Quanto custa para fazer anúncios no Facebook?

                Os anúncios no Facebook começam com um valor mínimo de R$ 10 por dia. Todavia, isso não significa que você vai gastar efetivamente esse valor diário. Isso porque a rede social entrega os posts promovidos de uma maneira que quanto melhor for o anúncio, menos custa o clique nele.

                Antes de fazer esse tipo de investimento, é preciso planejamento. Estabeleça um objetivo e faça as contas de quanto pode gastar. É fundamental que esse gasto não impacte negativamente no seu orçamento, impossibilitando suas atividades normais.

                As verbas com marketing precisam ser muito bem pensadas. Normalmente, a consultoria de uma agência especializada pode melhorar seus resultados.

7. Como analisar o alcance dos meus posts pagos?

                O algoritmo do Facebook prioriza a visualização das postagens de acordo com o padrão de comportamento do usuário. Por isso, para gerar o engajamento que você espera, é preciso fazer testes e analisar o alcance dos seus anúncios antes de partir para a próxima campanha.

                O Facebook Insights é uma ferramenta que traz gráficos sobre o alcance orgânico e pago de seus posts. Esteja sempre de olho e faça uma boa interpretação desses dados.

8. Como me tornar um anunciante de sucesso?

                Não existe uma fórmula mágica, mas quanto mais criativo e dinâmico for o seu anúncio, maior a chance de boa repercussão. Novamente, vale frisar a premissa de tentativa e erro, pois somente com testes podemos ter uma noção mais clara do comportamento de nosso público-alvo.

9. Os anúncios são restritos ao Facebook?

                Não. Através do Gerenciador de Negócios, os seus anúncios também podem aparecer no Instagram – outra rede social que foi adquirida pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg.

10. Como evitar que meus anúncios fracassem?

                A melhor maneira de tornar seu anúncio atrativo e de sucesso é investir na sua produção. Cuidado com textos repetitivos ou longos e imagens muito poluídas ou de baixa qualidade.

                Alguma das suas dúvidas não foi contemplada pelo nosso artigo? Não tem problema! Entre em contato e mande para gente. Acesse http://facebookexclusivo.com agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *