10 dicas para vender mais nas redes sociais

Reading time: 5 minutes

Muitos empreendedores relatam a falta de verbas para marketing, especialmente em um contexto de instabilidade econômica como o atual. Todavia, as redes sociais figuram como um meio barato e, na maioria das vezes, gratuito de conquistar seus clientes e vender mais.

                Tendo isso em vista, a especialista em marketing digital Mônica Lobenschuss criou uma lista com 10 dicas para vender mais nas redes sociais. Ela foi divulgada pela revista Exame e, hoje, nós vamos analisar essas sugestões uma a uma.

                Você perceberá como a divulgação online é mais simples do que se imagina. E, o melhor de tudo, só depende do nosso próprio esforço e não de grandes montantes de dinheiro. Quer ver só? Acompanhe a seguir!

Dica #1: Conheça o seu público-alvo

                Parece clichê, mas se você “atirar para todos os lados” sua chance de acertar o alvo diminui muito. Conheça o seu público e os respectivos interesses para mantê-los na mira de suas publicações e obter sucesso.

                É imprescindível ficar de olho em certos padrões como a faixa etária média, o gênero, a localização geográfica, dentre outras características. Isso ajuda muito a direcionar suas campanhas.

Dica #2: Tenha um objetivo bem definido

                Antes de começar uma jornada, precisamos definir onde queremos chegar, não é verdade? Defina uma meta específica e trace estratégias para alcançá-la.

                Para isso, pense consigo mesmo. Reflita se o que você quer é aumentar as vendas, atrair mais seguidores, promover um produto específico, aumentar sua visibilidade, entre outros objetivos. Aí sim você poderá definir como torná-los viáveis.

Dica #3: Fique de olho na sua concorrência

                Não encare isso como espionagem. Conhecer sua concorrência e páginas afins é uma maneira de perceber tendências no mercado. Observe a linguagem utilizada, o tipo de promoções que são oferecidas e outras estratégias que têm obtido sucesso.

                 A intenção não é copiar descaradamente o comportamento alheio, mas sim se inspirar e definir sua própria metodologia.

Dica #4: Monte uma estratégia de divulgação

                Estabeleça critérios e assuntos específicos para cada dia da semana. Por exemplo, na segunda-feira você pode focar num determinado tipo de produto. Já na sexta-feira, algo mais leve e descontraído. Um planejamento semanal e mensal é ótimo para que você esteja mais preparado, com uma divulgação bem pensada para vender mais nas redes sociais.

Dica #5: Mantenha um ritmo constante

                É fundamental que você publique conteúdos constantes, ao menos uma vez por dia. É justamente esse tipo de atitude que mantém você visível nas redes sociais. Mostre que você se preocupa com os seguidores e mantenha o ritmo nas suas postagens e interações.

Dica #6: Conecte-se com os seus clientes

                Criar uma relação próxima com quem segue você nas redes sociais é uma maneira de humanizar sua marca. O objetivo do Facebook e outras plataformas é a conversa e interação entre as pessoas que fazem parte da comunidade. Então, o faça!

                Responda às dúvidas, curta comentários, compartilhe casos de sucesso e deixe seu público participar de suas decisões. Enfim, são inúmeras as alternativas de relacionamento com os seus clientes.

Dica #7: Avalie seus resultados periodicamente

                Observe a repercussão e os resultados de suas postagens periodicamente. É esse tipo de exercício que vai aprimorar seu desempenho, pois fará com que você invista seu tempo e criatividade no que realmente vale a pena.

Dica #8: Use e abuse da sua criatividade

                Desenvolver ações de marketing criativas e antenadas com o dia a dia das pessoas é primordial. Engajamento é algo imprescindível e com uma boa dose de criatividade você pode atrair seu público. Faça enquetes, concursos culturais, de fotografia, sorteios de brindes, entre outras tantas atividades que sua imaginação e orçamento permitirem.

Dica #9: Invista em anúncios pagos eventualmente

                Os post promovidos no Facebook, Instagram e outras redes sociais custam muito menos do que você imagina. No Facebook, por exemplo, os anúncios começam em R$ 10 por dia e nem sempre atingem o limite do orçamento diário.

                Se você tiver uma verba sobrando, invista em postagens mais estratégicas eventualmente. Não esqueça de avaliar o retorno.

Dica #10: Não se detenha a apenas uma rede social

                O Facebook é a maior rede social do mundo atualmente, mas não é a única com relevância. Fique de olho no Instagram, Youtube, Twitter, Snapchat e outras redes nas quais seu público esteja presente. Não custa nada fazer um perfil por lá, ainda que você poste os mesmos conteúdos em ambientes virtuais diferentes.

                Pronto! Aí estão as 10 dicas de ouro para vender mais nas redes sociais. Boas vendas e conte sempre com o Facebook Exclusivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *